A banda Estrela do Norte conquista públicos e novos participantes

Matéria publicada em: 12/11/2013 às 22:43

estrela do norte pequeno 1A passagem do cometa Halley próximo a terra, em 1910, está intimamente ligada à história da banda de música Estrela do Norte, do município de José de Freitas. O nome do conjunto surgiu para homenagear o acontecimento galáctico, e inspirou composições como a ‘Valsa do Cometa Halley’, música ainda executada pela Banda durante apresentações.

Composta por 20 músicos, a Banda é patrimônio cultural do município de José de Freitas, localizado ao Norte do Estado. Entre seus componentes, lavradores, mecânicos e professores unem-se com o mesmo objetivo: levar a música aos mais diferentes públicos.

O músico Edivaldo Silva, 35 anos, participa do conjunto há 15 anos. Ele passa o dia trabalhando na roça, mas à noite se dedica ao que mais gosta de fazer. “Minha história foi moldada a partir do meu trabalho na banda. Conheci minha esposa através de uma apresentação que fizemos no interior. Hoje, tenho três filhos e eles foram criados a partir da música. É o que mais amo fazer”, conta.

Assim como Edivaldo, o senhor Raimundo Laurindo, 70 anos, é um dos integrantes mais velhos da banda Estrela do Norte e totalmente apaixonado pelo que faz. Responsável por tocar o sax alto, o senhor acompanha o conjunto há 46 anos. “A música só me traz felicidade”, afirma.

A Banda já foi premiada nacionalmente pelo Ministério da Cultura, em 2008, mesmo ano do surgimento do projeto ‘A banda é nossa’, que dispõe de uma escola de música para mais de 20 pessoas, entre elas alunos de escolas públicas e a comunidade em geral.

Para Ronaldo Chaves, diretor artístico da Estrela do Norte, a banda e escola realizam uma função social no município. “Através da música nós podemos repassar benefícios culturais para os cidadãos. A banda Estrela do Norte já é um patrimônio cultural do município e é amplamente reconhecida pela população”, afirma o diretor.

A Banda é presença marcante nos festejos da padroeira do município, Nossa Senhora do Livramento, e em eventos oficiais e culturais de toda a região. Há 103 anos, a Banda Estrela do Norte abrilhanta a rotina da população de José de Freitas.

Site do Governo do Estado

5270e6807f_media

Por Coronel Pinheiro

Comentar no Facebook

2 comentários adicionados em “A banda Estrela do Norte conquista públicos e novos participantes”

  1. andreia kelly lopes da silva Disse:

    vc poderia me autorizar utilizar sua reportagem no meu trabalho de pesquisa da universaidade.

  2. Cheila Rejane Silva Duarte Disse:

    A Banda de Música Estrela do Norte é muito importante pra mim,pois foi atraves de uma apresentação nos festejos de São Miguel Arcanjo,na cidade São Miguel do Tapuio.PI que conheci meu esposo Edivaldo Silva Amorim, há dez anos atrás e hoje moro em Jose´de Freitas.

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus