Chuva de granizo pode ocorrer em José de Freitas, diz meteorologista

Matéria publicada em: 07/01/2014 às 00:47

chuva-de-granizoDe acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, a chuva de chuva de granizo registrada no último domingo, é rara, mas pode acontecer, principalmente, em dias  com altas temperaturas.

“A formação acontecer quando há nuvens cumulus nimbus muito grandes verticalmente e há umidade na atmosfera. Em dias de muito calor, o ar quente leva esta umidade para o alto até as nuvens a cerca de 12 quilômetros do solo, região muito fria. Lá as gotas se formam, congelam e caem e sobem de novo e ficam nesse movimento, até ficarem muito pesadas e, finalmente, caírem”, explica a meteorologista Sônia Feitosa.

Ela acrescenta que,ainda, este ano poderá ocorrer um novo registro na região Norte do Estado, envolvendo as cidades de José de Freitas, União, Barras, Campo Maior, etc.

O levantamento realizado aponta que a proximidade da Zona de Convergência Intertropical com a região Norte do Piauí, deixa o tempo com mais nebulosidade e mais umidade favorecendo a ocorrências de chuvas nos próximos dias. Hoje (06/01), o tempo estará variando de nublado a parcialmente nublado com chuvas que poderão ser fortes em algumas localidades. No centrossul, há possibilidade de chuvas isoladas. Nas demais áreas predomina tempo seco e não deve chover.. A temperatura máxima no Estado estará em torno de 36ºC.

Em Teresina, o dia estará variando entre claro e parcialmente nublado com chuva a qualquer hora do dia. Temperatura máxima estará em 33°C.

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus