Detran alerta para informações falsas sobre CNH que circulam na internet

Matéria publicada em: 20/01/2014 às 15:42

fa5b7ad984media-3-300x250eO Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) informa que são falsas as informações que circulam em redes sociais sobre a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mensagem informa que quem tiver a CNH vencida há mais de 30 dias e não renová-la nesse prazo vai perdê-la e será multado. O Detran esclarece que não existe prazo para a renovação.

No entanto, quem estiver com a CNH vencida há mais de 30 dias, não poderá dirigir até renová-la, podendo ser multado neste caso. Se o condutor for pego dirigindo com a CNH vencida perderá sete pontos na carteira, pagará multa, no valor de R$191,52, e o veículo será retido até que um condutor habilitado se apresente.

A mensagem também dá informação falsa sobre uma “nova” multa por causa de um plástico que envolve o extintor de incêndio dos veículos. O Detran esclarece que isso não é verdade: o uso do extintor em veículos é normatizado pela Resolução 157 do Contran que determina que o mesmo deve conter o selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pressão adequada, estar dentro do prazo de validade, apresentar integridade do lacre e não possuir amassados ou ferrugem.

Sobre a informação de aumento na carga horária para obter a CNH, o Detran lembra que a última mudança ocorreu em 2008, por meio da Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu 45 horas para as aulas teóricas e 20 para as práticas.

Fonte: Com informações do Portal do Governo

Publicado Por: Coronel Pinheiro

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus