Dia dos Reis é comemorado com reisado na comunidade “Deus da Vida”

Matéria publicada em: 08/01/2014 às 23:29

reizado 1A comunidade Deus da Vida, localizada na zona rural de José de Freitas, realizou na noite do ultimo sábado 04, uma festa homenagem ao dia dos Reis, o evento teve a participação do grupo de Reisado da localidade Vinagreira, zona rural de Cabeceiras-PI.

O grupo que já é tradicional em eventos em José de Freitas, Cabeceiras, Lagoa Alegre e Barras, reuniu várias pessoas para prestigiar a apresentação cultural.

reizado 2

O grupo de reisado da localidade Vinagreira se apresentando na comunidade Deus da Vida

As principais figuras do Reisado são: os três reis magos, a cigana, os caretas, a burrinha, a ema e o Jaguará. De acordo com a tradição o reisado sai às ruas a partir do dia 25 de dezembro para louvar o nascimento do Santo Rei e termina no dia 6 de janeiro.

reizado 3

Os caretas mantêm tradição no dia de reisados na comunidade Deus da Vida 

O reisado, que tem origem portuguesa e data do século XVIII, constitui-se num dos mais tradicionais folguedos folclóricos, adquirindo formas singulares de acordo com os costumes de cada região e a identidade cultural do lugar sem deixar de preservar o enredo principal do auto natalino que é a dramatização da visita dos três reis magos ao Menino Jesus, interpretada por grupos que se fantasiam e saem de porta em porta anunciando a chegada do Messias, tocando e cantando músicas folclóricas em troca de comida e bebida.

Veja cobertura fotográfica! 

reizado 4 reizado 8 reizado 7 reizado 6 reizado 9 reizado 10 reizado 11 reizado 12 reizado 13 reizado 14 reizado 15 reizado 16 reizado 17reizado 21reizado 20 reizado 18 reizado 13 reizado 7 reizado 22 reizado 23 reizado 24Por Coronel Pinheiro

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus