Dia dos Reis é comemorado com reisado na comunidade “Deus da Vida”

reizado 1A comunidade Deus da Vida, localizada na zona rural de José de Freitas, realizou na noite do ultimo sábado 04, uma festa homenagem ao dia dos Reis, o evento teve a participação do grupo de Reisado da localidade Vinagreira, zona rural de Cabeceiras-PI.

O grupo que já é tradicional em eventos em José de Freitas, Cabeceiras, Lagoa Alegre e Barras, reuniu várias pessoas para prestigiar a apresentação cultural.

reizado 2

O grupo de reisado da localidade Vinagreira se apresentando na comunidade Deus da Vida

As principais figuras do Reisado são: os três reis magos, a cigana, os caretas, a burrinha, a ema e o Jaguará. De acordo com a tradição o reisado sai às ruas a partir do dia 25 de dezembro para louvar o nascimento do Santo Rei e termina no dia 6 de janeiro.

reizado 3

Os caretas mantêm tradição no dia de reisados na comunidade Deus da Vida 

O reisado, que tem origem portuguesa e data do século XVIII, constitui-se num dos mais tradicionais folguedos folclóricos, adquirindo formas singulares de acordo com os costumes de cada região e a identidade cultural do lugar sem deixar de preservar o enredo principal do auto natalino que é a dramatização da visita dos três reis magos ao Menino Jesus, interpretada por grupos que se fantasiam e saem de porta em porta anunciando a chegada do Messias, tocando e cantando músicas folclóricas em troca de comida e bebida.

Veja cobertura fotográfica! 

reizado 4 reizado 8 reizado 7 reizado 6 reizado 9 reizado 10 reizado 11 reizado 12 reizado 13 reizado 14 reizado 15 reizado 16 reizado 17reizado 21reizado 20 reizado 18 reizado 13 reizado 7 reizado 22 reizado 23 reizado 24Por Coronel Pinheiro

Comentar no Facebook

PUBLICIDADE

VIDEOS REPORTAGENS

CURTA NOSSA PÁGINA