Caps realiza exames em pacientes para detectar anomalias no sangue

Nesta terça-feira(28), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está realizando testes em todos os pacientes atendidos pelo centro. A iniciativa partiu de uma solicitação da psicóloga Danielle Carvalho.

Para tanto a supervisão e coordenação do centro, Rodrigo Trajano, Conceição Craveiro e Graça Craveiro; conseguiram os testes e uma equipe de enfermeiras para realiza-los.

DSC01310A enfermeira Francisca Goiano ressaltou que os testes rápidos  para detectar anomalias do sangue foram implantados em José de Freitas através do programa da Rede Cegonha e é exclusivo para o Hospital Nossa senhora do Livramento e dos PSFs do município. Porém, pode ser estendido às pessoas das chamadas áreas de vulnerabilidade, que é o caso dos pacientes do Caps, que apesar de sua fragilidade psicossocial, têm vida sexual ativa e alguns deles se envolvem em uso de drogas, o que representa um risco sanguíneo.

DSC01309Antes de realizar o teste o paciente passa por uma triagem, onde terá que responder a  várias perguntas extremamente pessoais, depois o teste poderá detectar diversas anomalias no sangue, mas a ênfase é que sejam descobertas a sífilis e o vírus HIV.

DSC01311Tal iniciativa demonstra uma preocupação e atenção na qualidade do tratamento realizado pelo Caps.

 

Por Fabrize Lima

Comentar no Facebook

PUBLICIDADE

VIDEOS REPORTAGENS

CURTA NOSSA PÁGINA