Exagerou no Réveillon? Saiba como prevenir ou curar a ressaca!

Matéria publicada em: 01/01/2014 às 17:40

Muita gente não sabe celebrar a noite de réveillon sem deixar de lado a bebida alcoólica. O problema é o exagero, aí vem aquela forte ressaca. Por este motivo, o G1 entrevistou a médica Liege Ribeiro Soares que dá dicas para prevenir aqueles efeitos indesejados após as taças a mais de champagne.

Depois de sair da rotina depois da festa de fim de ano, nada melhor do que cuidar da saúde e desintoxicar o organismo. Para isso, Liege orienta as pessoas a fazerem a lei da compensação. “Se você exagerou na alimentação durante o réveillon, o ideal é alimentar-se com comidas mais leves no dia seguinte. As frutas, legumes e sucos são os mais indicados. Você deve fazer as refeições normalmente, no café da manhã pode optar por um suco, nos lanches sempre comer uma fruta e nas refeições comidas mais leves”, disse a médica Liege Ribeiro.

Crescem na Europa e nos EUA iniciativas para sobretaxar os mais ricos (Foto: Getty)
Muitas taças de champanhe podem trazer efeitos
indesejados no dia seguinte

Para garantir a hidratação do corpo, Liege alerta para o consumo de pelo menos três litros de água por dia. “É bom evitar as carnes vermelhas e optar pelos peixes, como o bacalhau. Isso vai trazer mais tranquilidade na hora da comemoração”, indicou a médica.

Médica Liege Ribeiro Soares  (Foto: Gil Oliveira/ G1)Médica Liege Ribeiro Soares

Sobre o uso de bebida alcóolica, a médica destaca que alimentação é importante para diminuir os efeitos do álcool. “Aos que costumam beber é importante ingerir alimentos com carboidratos, como as massas, pães, bolos e macarronadas, que são ricos em glicose. Isso pode evitar a hipoglicemia que é proporcionada pelo exagero do consumo de álcool. Além disso, é importante manter o corpo hidratado”, orientou Liege Ribeiro.

No que diz respeito ao uso de medicamentos, a médica alerta que antes de se automedicar é importante buscar a orientação de um especialista. “Na verdade estes medicamentos são uma medida imediata, caso você esteja em uma cidade que não tem fácil acesso ao médico. Além da hidratação, podem fazer o uso dos protetores hepáticos, dos inibidores da bomba de prótons que são medicações que protegem o estômago para poder dar uma aliviada nos sintomas”, descreveu a médica.

Para curar mais fácil a ressaca, a profissional orienta o consumo de bastante líquido. “A melancia, laranja e o melão são frutas ricas em água e hidratam bem mais a pessoa. Também podem consumir comidas a base de caldos e sucos”, disse Liege.

A médica alerta ainda para que as pessoas procurem não exagerar na bebida e já começar um ano com problemas de saúde. “Ingerir menos bebida e se alimentar com comidas leves é o melhor para começar o ano bem. Para os que estão no litoral ou em locais ao ar livre, o uso do protetor solar e roupas leves são indispensáveis para qualidade da comemoração de fim de ano”, finaliza Liege Ribeiro.

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus