Homenagem a dona Cândida Figueredo Cunha; Por Iracir da Cunha Lima

Matéria publicada em: 18/10/2013 às 10:21

 Fundaçaõ figueredo pequenoHomenagem feita por Iracir da Cunha Lima

 Tudo que existe tem razão de ser: Deus! Aquele que nos ama incondicionalmente.

A historia da igreja de São Francisco anda lado a lado com a trajetória de Jose de Freitas-PI.

Foi no dia 24.02.1885 que nasceu dona Cândida Figueredo Cunha, natural desta cidade, filha legitima de Francisco Ivo da Cunha e Elicélia de Figueredo Cunha.

Mais tarde na condição de empresária, agropecuarista e latifundiária, tornou-se herdeira única de um vasto patrimônio deixado por ocasião do falecimento de seus pais.

Solteira, católica, apostólica romana com pratica de vida irrepreensível, externada com profundo sentimento humanístico e religioso, edificou, com recursos próprios, a igreja de São Francisco das Chagas nesta cidade, iniciada obra em 07.06.1942 e concluída em 17.07.1943, em homenagem a seu pai Francisco Ivo da Cunha.

A doadora residia na casa ao lado da igreja em apreço, e boa parte de seu tempo era dedicado a conservação e manutenção do templo religioso, onde fazia orações e adorações, recebia outros fieis e curioso a quem prestava informações e esclarecimentos sobre o nobre templo sagrado.

Portanto, além de sentimentos religiosos, fervorosos, a intenção de Dona Cândida de Figueredo Cunha foi de preservar forte entusiasmo de veneração, admiração, amor e devoção pelos seus pais e um irmão.

No momento, seus herdeiros se esforçam para levar avante aquilo que ela empreendeu em vida, através de sua crença na existência de forças sobre os homens, que a levara a praticar atos humanitários até hoje presenciado no seio da sociedade livramentense.

Procissão-São-Francisco-11Família Cunha Figueredo.

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus