Rocha Construções
Matéria publicada em: 03/02/2014 às 08:09

José de Freitas adota novo sistema de ensino para educação infantil em 2014

positivoandA volta às aulas no município de José de Freitas, no Piauí, teve inicio nesta segunda feira 03 de fevereiro, para estudantes da Educação Infantil.  Este ano a novidade é para os mais de 1.400 alunos da pré-escola que serão beneficiados com o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Esse modelo de ensino é composto por Livros Didáticos Integrados que contemplam os conteúdos de um ano e dão continuidade aos do período anterior, garantindo uma aprendizagem  progressiva, articulada e interdisciplinar. Os estudantes também vão utilizar o Portal Aprende Brasil, um ambiente de conhecimento, descoberta e aprendizagem, que oferece a inclusão digital nos municípios conveniados a partir de conteúdos totalmente conectados aos livros didáticos.

Desenvolvido pela Editora Positivo, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em 2.800 escolas públicas e já faz a diferença na vida de 480 mil alunos de mais de 230 municípios brasileiros. Em José de Freitas esse completo sistema de ensino irá atender a crianças da zona rural e de seis pré-escolas da zona urbana, com idade entre 3 e 5 anos.

Além de contemplar os alunos, também os professores da rede municipal de educação serão beneficiados com cursos periódicos de capacitação e aperfeiçoamento para que conheçam, apliquem e explorem todo o conteúdo e as ferramentas do Sistema de Ensino Aprende Brasil em sala de aula.

positivo6“Nossa expectativa com relação ao material do Aprende Brasil é muito positiva. Temos certeza que o conteúdo de qualidade, a capacitação dos professores e os recursos digitais conquistarão nossas crianças e levarão o melhor conhecimento para a faixa etária”, diz a secretária de Educação de José de Freitas, Aldora Calland.

Essa confiança no Sistema de Ensino Aprende Brasil é compartilhada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil de José de Freitas, Joelma Santiago. Segundo ela, “a educação infantil é a base de qualquer compromisso com a qualidade da educação no País e é preciso valorizar  esse começo de vida escolar. Certamente, com o Aprende Brasil nossos alunos estarão mais preparados para  ingressar no  ensino fundamental”.

positivo2A adoção do Sistema de Ensino Aprende Brasil para a educação infantil não é a primeira experiência de José de Freitas com o Grupo Positivo. Em 2009, 11 escolas públicas das redes estadual e municipal da cidade foram contempladas com o Projeto Aprendendo com Tecnologia, resultado de uma parceria entre a Positivo Informática, a prefeitura da cidade e Governo Estadual do Piauí. O projeto incluiu desde melhorias em infraestrutura até a implantação de soluções educacionais, passando pela formação de professores e gestores, suporte pedagógico presencial realizado por monitores contratados localmente e suporte técnico. Os resultados vieram já no Ideb 2009: as escolas da rede municipal de ensino passaram de 2,8 em 2007, para 3,4 em 2009, e as escolas da rede estadual atingiram o índice de 4,4, antecipando a meta projetada para 2017 e registrando um grande avanço comparado ao Ideb de 2007, que tinha sido de 3,3. No Ideb 2011, mais uma boa surpresa. Novamente o Projeto Aprendendo com Tecnologia comprovou que a combinação de recursos de tecnologia com professores preparados e motivados, e conteúdos educacionais adequados e compatíveis com as práticas pedagógicas, pode mudar o cenário da educação em qualquer região ou situação.  Pelo Ideb 2011, a rede estadual de José de Freitas subiu de 4,4 para 4,7, atingindo a meta projetada para 2019. Já a rede municipal subiu de 2,8, em 2007, para 3,6, elevando o município da 137ª para a 119ª colocação no Ideb.

positivo16

Fonte:RosaArrais comunicações imagens Andréia Ferreira

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus