Matéria publicada em: 04/05/2012 às 21:10

Morro de Fidié em José de Freitas sofre com erosão em suas encostas

O morro de Fidié ou morro da Santa ou ainda do Cristo como é conhecido e que fica localizado no centro de José de Freitas, vem sofrendo ao longo dos anos com a erosão de suas encostas, as chuvas, as infiltrações de água no solo do morro devido a falta de plantio de árvores e plantas nativas vem causando o aceleramento da erosão.

A erosão no morro de Fidié poderá provocar um acidente grave, como o deslizamento de terra, podendo causar danos nas residências dos moradores próximo do morro.

No ano de 1999 a Prefeitura de José de Freitas construiu um muro de arrimo com o objetivo de barrar essa erosão e a função do muro, era a de substituir a terra que foi removida devido a degradação do próprio morro pela ação da natureza.

Hoje, o muro construído mostrou que não funcionou adequadamente. Muros de Arrimo devem ser feitos de concreto armado e para que funcione corretamente o muro de arrimo precisa exercer, sobre a parte de terra que ficou, uma pressão pelo menos igual e/ou superior àquela que existia antes da terra ser retirada pela ação da natureza.

Todo muro de arrimo, para funcionar direito, precisa que seja construído entre ele e o terreno, um filtro e esse filtro tem como função aliviar a pressão da água sobre o muro.  Sem o filtro, a água que vem da chuva e aquela existente dentro do terreno tende a derrubar o muro e foi isso que aconteceu no morro de Fidié.  Com o filtro, a água é drenada e o muro fica livre da pressão da água, mantendo uma vida útil e longa do muro.

Alguém tem que olhar com carinho para nossa cidade e em especial ao Morro de Fidié que outrora foi uma atração turística.

Por Yrapuan Rodrigues

Comentar no Facebook

2 comentários adicionados em “Morro de Fidié em José de Freitas sofre com erosão em suas encostas”

  1. Antonio josé Disse:

    O morro do Fidié assim como nosso olho d’gua,o berço de nossa José de freitas, são área de proteção ambietntal protegido pela lei 7447 do código florestal, e tem que ser perservado, o que esta acontecendo é só a própria natureza, reagindo aos impactos que homem vem causando.

  2. Antonio josé Disse:

    desculpe-me o número da lei do código florestal e 4.771 de 15 de setembro de 1965, que momento passa por reforma no congresso nacional.

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus