Prefeitura de Teresina abre cursos profissionalizantes para alunos do EJA e desempregados

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) vai ajudar a qualificar mão de obra jovem em Teresina. O Pronatec EJA FIC oferece 15 cursos profissionalizantes gratuitos em dez escolas municipais de Teresina, direcionados para alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e jovens desempregados na faixa etária de 15 a 24 anos.

Segundo a coordenadora do projeto na Semec, Vera Lúcia, as aulas têm início no dia 19 de fevereiro e serão ministradas no turno oposto das aulas de EJA, qualificando os estudantes e ocupando o tempo ocioso. “Os monitores são do IFPI e a ideia é oferecer mais oportunidade para esses jovens buscarem novas fontes de renda. Da comunidade também vamos abranger pessoas que acabam de ficar desempregadas, pois a participação no curso é uma das condições para receber o seguro-desemprego”, explica.

São 30 alunos por turma, distribuídos em cursos como Fotografia, Cuidador de idoso, Agente de Combate à Endemias, Bordado a Mão, entre outros. Na zona Norte, as escolas municipais participantes são José Nelson de Carvalho e Iolanda Raulino; na zona Sul são Alcides Lebre e Raimundo Nonato Monteiro Santana; na zona Leste, Noé Fortes, Pe. Ângelo Imperialli, Itamar Brito e José Ommati; já na zona Sudeste, participa a Mario Covas; e na zona Rural, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Os estudantes recebem, ainda, uma ajuda de custo para o transporte. Os cursos duram em média quatro meses, abrangendo conteúdo teórico e prático. “Estamos sempre em busca de parcerias para estimular o adulto a voltar a estudar, buscar qualificação e uma carreira, por isso disponibilizamos cursos em diferentes áreas. São novas oportunidades em expansão”, conclui Vera Lúcia.

Comentar no Facebook

VIDEOS REPORTAGENS

CURTA NOSSA PÁGINA