Rocha Construções
Matéria publicada em: 03/02/2014 às 22:57

Reitor do IFPI visita futuras instalações do Centro Vocacional Tecnológico em J/F

Com a finalidade de desenvolver ações educativas de pesquisa e extensão voltadas ao fortalecimento da agroecologia, a cidade de José de Freitas contará com um Centro Vocacional Tecnológico em agroecologia e produção orgânica. Vinculado ao Campus Avançado do Instituto Federal do Piauí no município, o CVT será o primeiro do estado e um dos cinco aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em todo o Brasil.

ifpiNa última sexta-feira, 31, durante visita à Escola Agrotécnica Firmo Cunha, futura sede do Campus Avançado José de Feitas, o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, falou sobre as áreas de atuação do CVT, que contará com investimentos de aproximadamente 600 mil reais na sua estruturação. “No Centro, serão ofertados aos agricultores familiares localizados nos assentamentos e comunidades rurais do Piauí cursos de curta e média duração e de extensão rural com enfoque agroecológico”.

ifpi2Paulo Henrique Gomes de Lima explicou que a escolha por José de Freitas ocorreu por conta da necessidade da instalação do CVT em um local mais centralizado do Piauí,esta que foi uma solicitação do Assessor especial do Gov. Robert Freitas juntamente com o Sec.Estadual de educação Átila Lira,do ex governador Freitas Neto,prefeito Josiel Batista e vereador Monteiro que estiveram conosco dizendo da vontade e do desejo que essa obra fosse concretizada pois já havia tido um contato em Brasília para tal fim,o que  facilitará o acesso a agricultores e técnicos de outras regiões. “Pesou também o fato da cidade estar próxima de assentamentos e ter uma vocação agrícola para agricultura familiar”, disse o reitor.

Paulo Henrique reitor do IFPI

Paulo Henrique reitor do IFPI

De acordo com a coordenadora do CVT, Dayse Batista Santos, os objetivos principais do Centro serão resgatar a biodiversidade natural, ampliar os níveis de escolarização formal e não formal dos trabalhadores rurais, além de ampliar os níveis de soberania e segurança alimentar, a conservação dos recursos naturais e a diminuição da pobreza rural. “O CVT atuará como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor a utilização de metodologias voltadas para o desenvolvimento rural sustentável”, comentou.

ifpi7ifpi ifpi1 ifpi3 ifpi5 ifpi6 ifpi8O Centro contará ainda com plantas pilotos de processamento de vegetais, processamento de produtos de origem animal, processamento de panificação, laboratório de irrigação e drenagem, estação meteorológica automática, laboratório de química dos solos e um núcleo de microbiologia agrícola. Os agricultores que passarem pelo CVT terão, ainda, à disposição uma unidade básica de saúde com serviços de enfermagem e odontologia.

Fonte:ASCOM / IFPI com imagens de Andréia Ferreira

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus