Será que eu estou grávida? Veja os sinais que o corpo dá no início da gestação

Matéria publicada em: 26/03/2014 às 20:00

zyupmslg6_7xqo3n1h4g_fileDurante a gestação, todo o corpo se prepara para dar conforto e nutrientes para que o bebê cresça e se desenvolva. Por isso, uma série de mudanças é notada desde o comecinho dela.

Nem sempre essa transformação é perceptível, e a maneira como ela acontece é diferente em cada mulher. Mas há alguns sinais mais comuns, que aparecem logo nas primeiras semanas, e que podem despertar aquele alerta e a dúvida: “Será que estou grávida?”.

De acordo com a ginecologista e obstetra Stephanie Roca Volpert, da clínica Studio Ser, o sinal mais nítido de gravidez é o atraso da menstruação. A primeira menstruação depois da fecundação do óvulo já pode sofrer alteração, e esse já é um motivo para correr para a farmácia.

— Se você tem um ciclo de 28 dias e teria que ficar menstruada dia 28, no dia 1º do mês seguinte já pode fazer o teste.

Outro sinal de gravidez é o aumento dos seios, que também ficam mais doloridos e começam a se modificar para a amamentação.

— A gravidez é um momento de alteração hormonal muito grande que causa proliferação dos ductos da mama, então, logo no começo, a gestante já percebe aumento dos seios.

Gestantes também percebem mudanças no sono. Geralmente, elas sentem mais vontade de dormir. A necessidade de ir ao banheiro também aumenta, mesmo que o barrigão ainda não esteja aparecendo. Já a evacuação se torna mais difícil, porque o peristaltismo se torna mais lento.

Sentir enjoos também é um belo indício de gravidez, e isso é causado pelas alterações hormonais.   Como confirmar?

Se esses indícios aparecerem e bater a dúvida, vale procurar um teste de farmácia.

— O resultado do teste de urina aparece em alguns minutos e tem credibilidade. Algumas marcas chegam a 98% de confiabilidade de resultados.

Outra opção é procurar um posto de saúde para um exame de sangue. Ele pode confirmar a suspeita e até estimar de quantas semanas é a gestação.

— Os exames de sangue ficam prontos no mesmo dia. Se a paciente foi ao laboratório pela manhã, durante a tarde o resultado sai.

Algumas gestantes demoram em perceber que estão à espera de um bebê porque não relacionam os sintomas, enquanto outras acreditam que continuam menstruando.

— Algumas pacientes podem ter um sangramento do colo uterino, mesmo grávidas. Mas não vão ter menstruação porque não é possível ter descamação do endométrio durante a gestação.

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus