Rocha Construções
Matéria publicada em: 26/09/2013 às 19:09

Sociedade participa de audiência pública para debater implantação do IFPI em J/F

A Prefeitura Municipal realizou na tarde desta quarta-feira (25), audiência pública para discutir com a sociedade, sobre a implantação de uma unidade de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), na cidade de José de Freitas.

Audiência Pública 01

Sociedade formada por diversos seguimentos participando da audiência pública no Teatro Municipal

O evento ocorreu no Teatro e contou com a presença do prefeito Josiel Batista, da vice-prefeita, Livramento Rocha, do secretário Estadual de Educação, Átila Lira, do assessor do Governo, Robert Freitas, de representantes do instituto federal, vereadores, secretários municipais e da classe estudantil da cidade.

Audiência Pública 02

Alunas da Escola Antonio Freitas compareceram a audiência para acompanhar debate sobre implantação do IFPI em José de Freitas

A nova Unidade de Educação Profissional (UEP) – Unidade de José de Freitas, deverá funcionar na Escola Agrotécnica Firmo José da Cunha, localizada no complexo turístico da Barragem do Bezerro, que atualmente pertence ao Governo do Estado.

Audiência Pública 03

Chefe de Ensino Técnico, Ivanaldo Moura, conduzindo a votação para a escolha dos cursos profissionalizantes para a UEP da cidade

O objetivo é oferecer cursos baseados em eixos tecnológicos, levando em consideração, os arranjos produtivos da região, sendo que para o município, a oferta pré-estabelecida será nas áreas de comércio, comércio de agronegócios, contabilidade e informática, ou ainda, através de sugestões colhidas por consultas e pesquisas junto à população.

Audiência Pública 04

Tiago Soares (coordenador adjunto da Rede E-Tec) discorrendo sobre a modalidade Educação à Distância durante o evento

De acordo com Ivanaldo Moura, chefe de departamento de Ensino Técnico do IFPI, a implantação da unidade educacional faz parte de um projeto do Governo Federal, que visa expandir o Ensino Profissionalizante aos municípios para oferecer oportunidade aos alunos de nível médio a participarem de um curso técnico de qualidade.

Audiência Pública 05

Prefeito Josiel no momento em que discursava na audiência de instalação de unidade educacional no município

Em sua fala durante a audiência pública, o secretário estadual de Educação, Átila Lira, ressaltou que o Governo do Estado está à disposição no que for necessário para realizar o processo de concessão do prédio da Escola Agrotécnica para que o IFPI possa instalar a sua unidade operacional no município o mais breve possível.

Audiência Pública 06

Robert Freitas (assessor do Governo) prometeu mais empenho para implantação da Unidade de Ensino Profissional da Escola Agrotécnica

Já o prefeito Josiel Batista, diz que José de Freitas só tem a ganhar com a interiorização do ensino técnico. “Hoje nós estamos satisfeitos por está debatendo um projeto que busca trazer ensino de qualidade às várias demandas sociais, pois o crescimento de uma cidade depende da mão-de-obra qualificada através da formação da nossa juventude”.

Audiência Pública 07

Ex-senador Freitas Neto falou da importância que tem uma base do IFPI em José de Freitas

Ao final, o vereador Zilzimar Fernandes também expressou o seu otimismo coma federalização da Escola Agrotécnica de José de Freitas. “Esse é um projeto cada vez mais próximo de se tornar realidade. É uma conquista para a juventude freitense que terão um leque de cursos disponíveis para que possam se qualificar e posteriormente ingressarem no mercado de trabalho”, falou.

Audiência Pública 08

Vereador Zilzimar Fernandes (centro) acompanhando os debates na audiência pública

 

Audiência Pública 09

 Alunos tirando dúvidas a assessora pedagógica do IFPI, Auridéia de Sousa Lima

 

Audiência Pública 10Ivanaldo Moura fez a explanação dos cursos que devem ser oferecidos para os estudantes de ensino médio do município

 

Por Júnior Morais com informações de Arimatéa Ferreira

*Fotos: Adailton Martins

 

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus