Umbandistas exigirão “gira” em cerimônias de formaturas no PI

Matéria publicada em: 14/11/2013 às 22:23

A Comunidade Umbandista do Piauí realizou nesta quinta (14) no santuário de Oxum (deusa das águas doces), na avenida Maranhão, um evento em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda, que é comemorado no dia 15. Durante o encontro, o babalorixá Italo Ransley comentou que os umbandistas, a partir de agora, exigirão que faculdades de Teresina realizem a Gira da Umbanda em cerimônias de formatura.

Segundo a mãe Eufrasina de Iansã, coordenadora da Rede de Religiões Afro Brasileira e Saúde do Piauí, o evento de hoje é uma prévia. “Essa data é uma grande vitória para a nossa comunidade. A presidente Dilma oficializou a data há dois anos. Isso dá o direito constitucional à liberdade de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos”, comentou.

A comunidade espera que no primeiro semestre do próximo ano seja colocado em prática o projeto de reforma do santuário de Oxum e o de Iemanjá, que fica localizado na avenida Marechal Castelo Branco.

“O projeto já foi aprovado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Secretaria de Economia Solidária. Esperamos que nessa reunião o prefeito também aprove. Com essa lagoa, vamos reforçar nossa religião”, disse.

O babalorixá Italo Ransley, coordenador da Juventude dos Terreiros de Ubanda do Estado, comentou sobre a presença dos jovens nos terreiros e revelou que os umbandistas passarão a exigir a Gira da Umbanda em formaturas. “Os jovens estão muito presentes atualmente nos terreiros.

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário

José de Freitas Agora | Copyright © 2010-2012 | Todos os direitos reservados
  • Política de privacidade
  • Contato
  • by Paulo Kampus